Segundo a revista eletrônica da química (http://www.qmc.ufsc.br), a água é uma das substâncias mais simples que existe, no entanto, é um dos compostos mais importantes, pois todas as reações que acontecem em nosso organismo são em soluções aquosas e as enzimas, proteínas, membranas e hormônios, por exemplo, só funcionam na presensa da mesma. Logo, sem ela, definitivamente não haveria vida. E nos alimentos, não é diferente.
Nos alimentos, a água é de grande importância, pois é veículo para as reações químicas e bioquímicas. Sua presença nos alimentos é fundamental para o desenvolvimento de microrganismos, mas também, a qualidade sensorial do alimento - aspecto, cor-, sua conservação e consistência dependem também da água.
No que diz respeito à estrutura, a molécula da água é bem simples. É composta por dois átomos de hidrogenio e um átomo de oxigênio - H2O.
Cada átomo se hidrogênio se liga ao de oxigênio - Como ilustra a figura acima - compartilhando um par de elétrons. Uma propriedade importante nos diferentes sistemas de reações quimicas diz respeito a polaridade a molécula da água. A molécula da água é um dipolo, ou seja, é constituida de duas cargas separadas por uma distância, bem como as ligações covalentes em que os átomos tem eletronegatividades diferentes.
O átomo de oxigênio (central) atrai os elétrons (cargas negativas) das ligações entre oxigênio-hidrogênio, o que o torna mais negativo e deixa o hidrogênio positivo.
Curiosidade
Se a molécula da água não tivesse a estrutura que tem, não seria liquida à temperatura ambiente. E mesmo que fosse, não teria a capacidade de dissolver o sal e o açúcar ( a água é considerada um solvente universal). Seria miscivel em compostos hidrofóbicos, como azeites, gorduras, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário