terça-feira, 3 de julho de 2012

Introdução aos polissacarídeos: Carboidratos

Carboidratos

Os polissacarídeos são polímeros com mais de dez unidades de monossacarídeos, podendo ser homopolissacarídeos, quanto tiverem só um tipo de monossacarídeo (amido e celulose nos vegetais e glicogênio e quitina no reino animal) ou heteropolissacarídeo como a pectina (ácidos urônicos) e as gomas (goma arábica, agar, carragena, etc), com mais de um tipo de unidade monomérica.

Os carboidratos desempenham funções importantes como fontes de energia, reserva energética na forma de amido, nos vegetais e glicogênio, nos animais e unidades estruturais das células. Os carboidratos insolúveis servem como componentes estruturais e protetivos nas paredes celulares de bactérias e plantas e tecido conectivo dos animais. Os carboidratos complexos combinam com proteínas e lipídios para formar as glicoproteínas e os glicolipídeos (componentes de membrana).

Carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Glicídios, hidrocarbonetos, hidratos de carbono e açúcares são outros nomes que esses podem receber. São as principais fontes de energia para os sistemas vivos, uma vez que a liberam durante o processo de oxidação. Participam também na formação de estruturas de células e de ácidos nucleicos.(Brasil Escola)

E receberam esse nome justamente porque foi percebido que suas fórmulas químicas poderiam ser escritas como se fossem átomos de carbono, mais um número determinado de moléculas da água. Daí o nome carboidrato, carbono hidratado. Atualmente, a fórmula não serve para todos os carboidratos, mas ficamos com o nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário